Sunday, August 20, 2006

Micro-Track2

Peguei um Micro-track pra testar em campo. O Micro-Track é um gravador digital de bolso da M-Audio e pode ser uma boa opção para gravar o som das aves, levei-o comigo a campo em uma passarinhada na Serra do Japi nesse domingo. Caminhamos por umas 4 horas total e não observamos muitas aves, não consegui fazer uma boa gravação de cantos, pois os bichinhos ainda estavam muito quietos. Veja alguns arquivos aqui.
Micro-track emprestado foi uma gentileza de meu amigo Mariano(paizão orgulhoso do Max).
Tamanho
Pequeno, leve, funciona bem com uma mão só. Mas ser carregado na mão as vezes é um problema e talvez fosse melhor se ele fosse operado em uma alça, sacolinha.
Gravando
Muito prático para gravar. Aperte um botão e aí vamos! Mas demora uns 5 sec. para iniciar a gravação -- (:-(( Mas pode ficar indefinidamente em pause e nessa condição, tem monitoração do microfone e início imediato de gravação. Faz numeração automática do take e habilita o playback automáticamente ao final da gravação. Se mantido em pause ele continua no mesmo "take" o que se mostrou bem prático. Se desejar apagar o take é muito fácil, só apertar um botão. Impossível apagar por engano, mas não dá pra eleminar um trechinho ou deleta o take inteiro.
Interface
A navegação é feita pelo uso de 2 botões, o "menu" na esquerda e o "seletor" na direita. Aperta menu e seleciona itens. O botão seletor é contextual e varia de funções dependendo do menu em que se encontre. É usado também para avanço rápido e pause no modo play, além de poder selecionar o track a ser tocado. Isso demanda algum treino para funcionar bem. Não tem loop. O LCD é de bom tamanho permite ler bem o menu, mas é menor/pior que um iPod. Tem um backlite azul x ótimo à noite. Permite usar pastas/diretorios, que podem ser criados no computador. Aliás ele é bem integrado com o PC, podendo trabalhar conectado ou apenas recarregando. Os indicadores de volume e playback são bons, controle do volume de gravação também, de modo geral o design é OK.
Qualidade
A M-audio pertence a Digidesign-AVID, um grupo com grande tradição de qualidade em audio digital. O Micro-Track tem boa performance e embora não tenha podido fazer um teste mais completo de qualidade, ele dispõem de gravação em MP3 ou WAV sem compressão. pode se trabalhar com sampling a 44khz até 96Khz, 16 ou 24 Bits. O que permite excelente registro. Dispõem de um Phanton-power para os microfones, e entradas TRS 1/4" e 1/8". Nos testes realizados demonstrou bons resultados.
Bateria
É carregada pelo cabo USB, do computador ou pelo uso de uma adaptador de tomada. Ficou carregando 2 horas e durou mais de 08h... não sei se é recomendado para trabalhos mais longos, afastados de uma base, deve exigir uma boa recarga por dia. Exige disciplina com bateria, efeito memória, pois colocou no computador ele tá sempre recarregando. Achei que não dá pra trocar a bateria (o que fazer quando a bateria fica velha?) Veja esse problema discutido aqui.
De modo geral
É uma boa máquininha, parece frágil, talvez tenha sido desenhada com um usuário urbano em mente, mas se sai bem no campo. Difícil avaliar a durabilidade, seja do próprio case seja da bateria. Se coloca melhor em uma categoria pro-sume e não é um equipamento realmente profissional. E totalmente recomendada a quem compraria um iPod, pois realiza mesmo que o iPod faz, e ainda grava muito bem. Comparada a um HI-MD, apresenta vantagens maiores que a diferença de preço, pricipalmente pela interface totalmente amigável com o PC, formatos de gravação de maior qualidade e specs. superiores. Mas é menos Pro que os Marantz PMD660 e principalmente 670. Ainda assim se coloca como boa alternativa.

1 Comments:

Blogger jotacê said...

E aí, Gunther? Novidades tecnaturalísticas?

Comprei um Zoom H4, mas ainda não tive chance de testar. Seguindo a recomendação do J Minns, acho que vou comprar um microfone Yoga.

11:32 AM  

Post a Comment

<< Home