Wednesday, August 16, 2006

RAW converter

Quem usa fotografia digital provavelmente já ouviu falar do arquivo RAW, que normalmente aparece como opção de gravação de imagens no menu "Qualidade" de sua câmara. Esse formato nada mais é que um registro exato do que foi captado pelo sensor da câmara (CCD ou CMOS). O formato RAW é usado nas mais diferentes câmaras e tem ligeiras variações dependendo do fabricante.

Para entender melhor como funciona o RAW é interessante conhecer como a imagem é captada. O sensor da câmara funciona a partir de uma matriz de elementos sensíveis para coletar a luz (photons) que vão formar a imagem. O arranjo é feito em linhas e colunas de sensores, tipicamente usando a tecnologia de CCD (charge coupled devices)ou CMOS (complementary metal oxide semiconductor) Em uma instalação típica, cada elemento da disposição contribui um pixel à imagem final (veja abaixo).
Mas os elementos sensíveis não geram a imagem, apenas registram a intensidade da luz e anotam uma carga elétrica proporcional a quantidade de luz, ou seja os sensores registram tons de cinza. Para formar a imagem é necessário o uso de filtros, que cobrem cada um dos pequenos sensores, formando uma matriz de pontos que registra as 3 cores primárias RGB. Observe abaixo o arranjo das cores em um sensor.

O elemento vermelho é filtrado e registra a quantidade de luz proporcional ao vermelho da imagem, o mesmo vale para os azuis e verdes O conversor Raw se utiliza dessa informação para gerar uma outra matriz, onde é feita a correção espacial, atribuindo valores de RGB para cada pixel. O fator comum em todas as câmeras da disposição do filtro da cor é que, não importa o que o arranjo do filtro da cor é usado, cada elemento no sensor captura somente uma cor.
Os arquivos RAW contêm dois tipos diferentes de informação: os próprios pixels da imagem, e os metadados da imagem. O metadados, que significa literalmente "informacão sobre os dados," é gerado na câmera para cada captação. Seja em RAW ou JPG os arquivos contém um metadados em um formato chamado EXIF (Exchangeble Image Format) que grava informações como o modelo da câmera e o número de série, a velocidade do obturador e abertura, o comprimento focal, e se o flash disparou.
Os arquivos RAW incluem também algum metadado adicional que será usado pelo os conversores RAW a fim processar a captação "bruta" em uma imagem RGB. Além aos valores de tons-de-cinza para cada pixel, a maioria de formatos RAW incluem do "um anel decodificador" no metadato que informa o arranjo dos filtros da cor no sensor, assim que diz a conversores crus que cor cada pixel representa. O conversor RAW usa então este metadata converter a captação crua da escala cinzenta em uma imagem da cor interpolando a informação "faltante" da cor para cada pixel vizinhos.

Para informação adicional veja na sempre completa wikipedia

0 Comments:

Post a Comment

<< Home