Tuesday, August 15, 2006

Armadilhas fotográficas

Uma tendência recente em fotografia de aves é o uso de armadilhas fotográficas. Essa técnica surgiu no contexto da pesquisa científica, mas alguns fatores contribuem para sua popularização, dentre eles a constante inovação tecnológica, o surgimento de usuários amadores mais qualificados e a fabricação nacional, que faz com que o preço se torne muito mais acessível. Nos Estados Unidos é muito frequente seu uso pelos caçadores de veados (deer hunters) que colocam nas trlhas para identificar as possíveis presas, esse uso é deprimente e proibido no Brasil. Mas existem por lá inúmeros modelos e alternativas. Veja aqui uma galeria de fotos da amazônia equatoriana.
De modo geral as armadilhas fotográficas tem um funcionamento relativamente simples. A câmara é acondicionada em uma caixa protetora que protege das intempéries. Essa proteção normalmente permite o uso de um cadeado ou outro dispositivo para evitar que a câmara seja roubada quando fixa a um tronco ou mourão. Adiciona-se um sensor de movimentação que permite o sistema detectar a presença de animais através do uso de raios infra-vermelhos – tecnologia semelhante a dos alarmes residenciais.


Pasiciona-se o equipamento em local onde as aves costumam se alimentar, o João Marcelo, por exemplo usou sua câmara em um coxo, onde se pode ver inúmeras espécies se alimentando. Eventualmente fotografa-se outros animais. Veja a sua coleção de fotos aqui:



Existe armadilha fotográfica fabricada no Brasil pela Tigrinus, uma empresa pioneira de Santa Catarina, que iniciou suas atividades focada principalmente no uso científico das mesmas. Existem 2 modelos básicos, um analógico e outro digital. A caixa segue os mesmos princípios, mas a captura se dá em película em um caso e digitalmente no outro. Preço e autonomia variam de caso a caso. No site da Tigrinus existe uma galeria de fotos incríveis.

2 Comments:

Blogger marcelo said...

Olá Guto!
Bacana a matéria e obrigado pelos créditos.
Ficou muito bom...
abraços

João marcelo

12:00 PM  
Blogger R. Oliveira-Freitas said...

Olá pessoal!

Conhecem alguns artigos ou sites sobre armadilhas fotográficas e metodologias de estudo relacionado com o seu uso?

thanks :)

7:26 AM  

Post a Comment

<< Home