Wednesday, August 16, 2006

Conversão RAW 2

Essa etapa anterior é chamada de "demosaicing" pois o mosaico gerado pelo sensor é transformado em uma tabela de pixels RGB espacialmente coerente, mas na conversão RAW outros processos também são realizados.

Balanceamento do Branco. O balanceamento do branco é a etapa onde se ajusta o nível de cada cor, RGB, compensando eventuais distorções geradas pela iluminação, e as diferentes temperaturas de cor, que variam ao longo do dia ou com a luz artificial. Um aspecto muito importante é que o White Balance que se ajusta na câmera não tem efeito algum nos pixels capturados, quando você grava em RAW assim é possível mudar posteriormente os valores de branco. Isso dá uma grande flexibilidade.
Veja na foto abaixo os níveis correspondentes de cada canal.

Esses são valores de RGB correspondentes a essa foto:

Interpretação colorimétrica.
Além de recompor os valores de RGB, o conversor RAW faz o ajuste de colorimetria, ou seja adequa as cores registradas a um "color space" um conjunto coerente de cores, onde a subjetividade na representação é minimizada, para isso se utiliza de alguns padrões tal como o CIE XYZ, que é baseado diretamente na percepção humana da cor.

Correção do gamma
Da mesma forma que a cor, também o Gama é ajustado, ou seja a resposta tonal (em tons de cinza) do sensor é ajustado para ficar mais próximo daquela percebida pela visão humana ( fotgráfica) para que corresponda o mais pròximo à maneira que nossos olhos vêem a luz e a sombra

Redução de ruído, antialiasing, e sharpening.

No momento de conversão do RAW também são feitos alguns processos ligados a interpolação dos sensores de imagem, como vimos atrás as malhas dos sensores não são contínuas e intercalam pontos R, G e B, assim alguns detalhes devem ser recompostos para permitir uma imagem mais detalhada. Por exemplo um pequeno detalhe em vermelho pede ser perdido pelo sensor-vermelho para o sensor-azul ao lado. Para isso existem rotinas de deteção de borda e anti-alias que ajudam a recompor a imagem, aumentar a nitidez e reduzir o ruído. Todos os conversores RAW executam todas estas tarefas, mas podem usar algorítmos muito diferentes, por isso que a mesma imagem pode parecer completamente diferente quando processada por outros conversores RAW.


1 Comments:

Blogger Carol said...

Que tipo de pássaro é esse?

6:01 PM  

Post a Comment

<< Home